Crowdsourcing e crowdfunding

O crowdsourcing é um modelo de produção assente no conhecimento, inteligência e inovação tecnológica, transmitida através de meios de comunicação como a internet, o computador e o telefone.  Evita assim demasiados gastos para solucionar problemas ou ultrapassar etapas, diminui o tempo de investigação, e aplica conhecimento de várias entidades de menor dimensão ou até mesmo de singulares. Com este novo método podem ser criadas redes a nível mundial que procuram nessa inovação o bem comum, sendo o fim esse mesmo, sem quaisquer tipos de finalidades ou pretensões económicas.  As grandes empresas tinham de recorrer a outras empresas para a prestação de serviços, demorando tempo na busca dessa solução, para além dos contornos de pagamento típicos de uma sociedade capitalista dificultavam os processos de resolução e avanço tecnológico, o que não faz qualquer sentido num Mundo onde temos a capacidade de chegar a qualquer parte sem qualquer tipo de constragimentos.   Bons exemplos de avanços tecnológicos obtidos através do crowdsourcing, da união e tratamento do conhecimento recolhido em milhares de fontes diferentes são o Firefox e Wikipedia. O crowdsourcing e a Web 2.0 são ambos aliados, pois com os novos recursos disponibilizados se partilha e transforma cultura, dentro de uma comunidade composta por indivíduos de comunidades distintas.  Essa riqueza multipessoal torna possível encontrar e originar avanços tecnológicos mais dinâmicos, em contraste com soluções habituais e rotineiras que em pouco ou nada inovam.

O crowdfunding consiste na contribuição financeira sem fins lucrativos (é um “investimento” em nome do progresso), que uma comunidade criada pela rede investe, para que depois haja um retorno daquilo que investiram para além da criação de algo novo e generoso. Um exemplo de crowdfunding é por exemplo um grupo de fãs que investe o seu dinheiro no apoio ao trabalho dos seus ídolos.

Actuando em conjunto, o crowdsourcing e o crowdfunding encontram maneiras de potenciar tempo e conhecimento em progresso e criação.

A internet e as comunicações são fortes suportes daquilo que pode vir a ser uma democracia activa, participativa, empreendedora em termos de progresso, contudo são precisas condições necessárias para que a sua utilização seja sempre fidedigna e com moldes bem delineados.  A economia encontra assim um aliado estável e comprometido, pois as probabilidades de sucesso são bastante grandes, sendo os valores monetários igualmente distribuidos, bem como o conhecimento inovador que não encontra barreiras.

João Andrade

2 responses to “Crowdsourcing e crowdfunding

  1. Adorei a matéria muito interessante mesmo.
    Aproveito a oportunidade para da uma dica de um site que esta inovando.
    Alem do Crowdfunding ele é a união de outras tendencias como:crowdsourcing e crowdworking.
    Neste site é possível ter apoio financeiro, apoio de melhoria de uma ideia e apoio de fornecedores para torna sua ideia real.
    http://ei-book.com/
    Entre agora
    Abraço

  2. Bom dia!
    Adorei e achei fantástico.

Deixe um comentário